sexta-feira, 9 de abril de 2010

Ex Ovo Omnia

William Harvey
Ex ovo omnia (pormenor)
1651

Omne vivum ex ovo
. [Atribuído a Harvey]. "Todo ser vivo provém de um ovo". Omne vivum ex vivo. "Tudo que é vivo vem de um ser vivo". VIDE: Ex ovo omnia. Omne animale ex ovo. Omnia animalia ex ovo.Ex ovo omnia. O famoso epigrama não está no texto, mas no gravado do frontispício de Exercitationes de generatione animalum, livro onde o médico inglês William Harvey (1578-1657), que descobriu, em 1628, a circulação do sangue, afirmava que todo o ser vivo provinha de um ovo (Ex ovo omnia). Esta seria a resposta para o célebre enigma popular (dilema de causalidade): "Quem veio antes, o ovo ou a galinha?".

Em 2006, o The Times brincou assim: "Um cientista, um filósofo e um avicultor acreditam ter descoberto a resposta para uma das perguntas mais intrigantes da humanidade: quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? A resposta dada pelos pensadores e pelos granjeiros é que o ovo veio antes (...). O argumento é que o material genético não se transforma durante a vida do animal, mas que a primeira ave que se transformou no que chamamos hoje de galinha, existiu primeiro como embrião no interior de um ovo. O professor John Brookfield, especialista de genética da evolução da Universidade de Nottigham, na Inglaterra, disse que a questão estava resolvida para ele. O organismo vivo no interior do ovo teria o mesmo DNA do que o animal que, logo, se transformaria na "primeira coisa viva que podemos classificar, sem medo, de membro dessa espécie é o primeiro ovo". Para David Papineau, especialista em filosofia da Ciência do King's College, em Londres, se o primeiro pintinho saiu de um ovo é um erro pensar que, o ovo que gerou a galinha, produzido por pais de outra espécie, sofreu mutação. - Se tem um pintinho dentro, o ovo é de galinha. Se um canguru colocasse ovo, e do ovo saísse um avestruz, o ovo seria de avestruz, não de canguru - disse Papineau. A reportagem ouviu ainda o avicultor e presidente de um organismo do setor de aves, que também contribuiu para o debate, Charles Bourns.
- Os ovos existiam antes mesmo de nascer o primeiro pintinho. Claro que talvez não tivessem o aspecto que têm hoje - disse."

Marco Araújo comenta em Recanto das Letras: "A arte imita a vida ou a vida imita a arte? Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? Oscar Wilde, pensador e poeta irlandês do século XIX, declarava que a vida imita a arte muito mais que a arte imita a vida, todavia, parece a pergunta ter maior significado que qualquer resposta formulada. A vida, tanto por concepção como por desenvolvimento, é um processo criativo e, assim como a arte, tem sua origem na espiritualidade. Por isso, não seria errado deduzir que vida e arte se confundem e, como o ovo e a galinha, são farinha do mesmo saco."

LEONARDO da Vinci
Leda (copy- the original does not survive)
1510-15
Oil on panel, 112 x 86 cm
Galleria Borghese, Rome

Nenhum comentário: