sexta-feira, 30 de março de 2012

Xinã Bena 2012 no Jordão


ENTREVISTA COM O CACIQUE-GERAL DE JORDÃO, SIÃ KAXINAWÁ

- Siã, conte um pouco sobre como teve início o movimento do etnoturismo no Jordão, quem foram os primeiros a visitar a Terra Indígena?
-  Bom, no início estivemos ocupados com o processo de registro e demarcação da Terra Indígena, uma conquista que realizamos nos anos 80 com auxílio de pesquisadores e técnicos que foram os primeiros a estar nos visitando e conhecendo as nossas apresentações de cultura. Em 1988 fundamos a primeira associação indígena do Acre, a Associação dos Seringueiros Kaxinawá do Rio Jordão, e em 1992 a criação do município de Jordão passou a nos dar melhores condições de organizar nosso movimento, e assim também colaboradores da ASKARJ, muitos deles estrangeiros, passaram a conhecer as aldeias de Jordão em nossa companhia. A repercussão internacional da Cultura da Ayahuasca nos anos 90 também levou alguns de nossos pajés a serem convidados para apresentar nossas tradições em eventos em Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Belo Horizonte, e também na França, Noruega, Canadá... Daí foi natural querer estender a estes amigos e parceiros a possibilidade de visitação turística nas aldeias e participação em nossos rituais no ambiente natural da floresta. Atualmente queremos que o Festival Cultural Hunikuin seja um evento anual no calendário turístico do estado, fazendo dessa oportunidade uma frente de contato com os nauás, com o pessoal que respeita e valoriza a cultura indígena e a vida na floresta, e que deseje compartilhar conosco só o que é bom da cultura de vocês, aquilo de bom que acontece quando a gente reúne gente de muito canto num lugar só, que é sempre uma compreensão maior das coisas. O Festival é uma oportunidade de negócio, mas também uma oportunidade de conversar sobre projetos comuns e maiores oportunidades, e isto não só para o povo de Jordão, mas também para o povo do Acre todo, e por isso o Governo nos apóia. 

- Então, e o que está previsto para este Segundo Festival?
- Com apoio da Secretaria de Turismo estamos construindo um novo alojamento e um refeitório para turistas na Aldeia Lago Lindo, e desenvolvendo um modelo de etnoturismo que tem sido pensado pelo Grupo Técnico Interinstitucional sobre o Etnoturismo, do qual participam a Assessoria Indígena do Estado do Acre e a FUNAI. Queremos fazer tudo o melhor possível, e estamos recebendo capacitação profissional de nossos txai para o gerenciamento do Festival. Além dos turistas, também recebemos como convidados especiais para este Festival uma comitiva do Povo Guarani de Santa Catarina, um grupo do México e outro da Colômbia, que são também pajés que vem realizar esse intercâmbio cultural conosco e abrilhantar a festa. Já temos pessoas da França, Áustria, Holanda e Suíça, que confirmaram presença, e com certeza o festival vai ter uma demanda muito grande de interessados. 

- Quantos ingressos vão estar disponíveis, e como podem ser adquiridos?
-  Até dia 5 de maio vamos estar vendendo ingressos, depois vamos estar nos preparativos finais e o acesso ao Festival estará restrito. Temos uma capacidade de receber mais de 150 turistas, isso porque temos lugar para alojar turistas em 150 redes, e muitas pessoas preferem acampar em barracas, portanto temos uma capacidade ainda limitada, para respeitar também o ambiente e as condições de recepção . Só a equipe indígena do festival são trezentas pessoas, é uma organização grande, por isso recomendo aos interessados em participar, principalmente aqui do Acre, que, como faltam menos de dois meses para o Festival, assegurem seus ingressos o quanto antes. No Facebook estamos com o grupo Festival Xinã Bena, para maiores informações, e um fórum com fotos do último festival. Aqui em Rio Branco nosso contato é o Bosco Nunes, telefone 99713232. 

- O que os turistas precisam levar para o Festival?
- Rede para dormida, barraca de camping, protetor solar, chapéu ou boné, repelente, equipamento de selva em geral, mas na Aldeia Lago Lindo não temos muito problema de carapanã. Lanternas com autonomia, estojo de primeiros-socorros, canecas e talheres pessoais, os turistas que vierem em grupos ou com a família devem prever esse tipo de necessidades. No último dia teremos um ritual de confraternização e uma troca simbólica de presentes. A programação completa do festival nós remetemos aos interessados através do e-mail banebari@gmail.com . Obrigado pela divulgação!
.
.
Vejam AQUI notícia sobre recente nomeação do Cacique Siã Kaxinawá como Representante dos Povos Indígenas do Jordão junto ao Governo do Estado do Acre. Na Conferência Rio+20, no próximo mês de junho, Siã estará presente representando não apenas o Povo Hunikuin como também os Povos Isolados em situação de emergência na fronteira Brasil-Peru.
.
fotos de Ion David e Anouk Garcia.  Confira matéria no Jornal Página 20 . Contatos: Travessia EcoTurismo

Nenhum comentário: